Livro: À Sombra de Gigantes

Um livro extremamente prazeroso de ler até para aqueles que não tem o costume nem de ler um gibi. Uma linguagem de torcedor para torcedor, fácil, simples e direta. E também para sofredor para sofredor, onde foi possível entender porque independentemente do tamanho do clube (menores por exemplo) da seca de títulos, da divisão e pindaiba que o seu time do coração se encontra, o que sempre prevalece é a fidelidade, o amor e o orgulho de torcer. Assim posso definir resumidamente o livro “A Sombra de Gigantes”, que além de ser uma leitura obrigatória para quem gosta de boas historias trata-se também de uma viagem em busca do futebol raiz ou da sua real essência. Uma cultura futebolística que jamais morrerá.

A ideia por trás das histórias de cada lugar visitado em algum canto pelo mundo foi entender justamente o outro lado da história. A maioria dos times visitados no livro não vence ou tem forças para disputarem títulos, não tem destaques na mídia e as torcidas são pequenas se comparadas com as torcidas tradicionais dos grandes clubes.A única alternativa que resta aos remanescentes do futebol raiz é bradar contra o futebol moderno. Um pano de fundo que faz do futebol muito mais do que só futebol, que indiscutivelmente foge de qualquer explicação do que é gostar deste esporte. Que não muda, mesmo com a ferrenha tentativa de torná-lo elitizado. Tais histórias valem a pena ler e permitem viajar junto. Um livro de tirar o folego, onde quando termina causa tristeza por conta da vontade de ler mais e mais histórias. Recomendadíssimo tanto para e book ou livro físico!
Livro: À Sombra de Gigantes, uma viagem ao coração das mais famosas pequenas torcidas do futebol europeu

Indicação de leitura: https://medium.com/futebol-cafe
Autor:
Leandro Vignoli
Quantidade de Páginas:
208 
Onde Comprar:
Amazon ou até mesmo diretamente com o autor através de endereço eletrônico: cornetaeuropa@gmail.com

20180610_225705

 

Entrevista na integra com o autor do livro através do Canal do YouTube “Última Divisão”

Sobre o Autor

PERFIL @CornetaEuropa

Leandro Vignoli, jornalista gaúcho, foi locutor da rádio Unisinos FM, social media do SporTV e repórter do Comitê Rio 2016 e do Pan Toronto-2015. No ano passado, passou 50 dias na Europa, entre fevereiro e abril de 2017, assistindo a 15 jogos in loco em 10 cidades diferentes de 8 países da Europa. Resultado? Escreveu sobre 13 clubes pequenos cujo ponto em comum é ser de uma cidade com um vizinho gigante (seja por tradição ou por força econômica). “Queria entender estes torcedores e a resiliência deles, grupos que sobrevivem em cidades conhecidas por Real Madrid, Barcelona, Bayern, Juventus, e assim por diante”, justificou. Essa aventura rendeu o livro “À Sombra de Gigantes: Uma viagem ao coração das mais famosas pequenas torcidas do futebol europeu”. Para publicá-lo, optou por um crowdfunding. A ideia inicial era arrecadar R$ 15 mil até o meio de setembro do ano passado, mas a meta foi conquistada antes mesmo do fim de agosto. No final, o projeto recebeu R$ 26.860, valor 179% maior do que o imaginado inicialmente. Com isso, aumentou a tiragem inicial de 600 para 800 exemplares. O livro é dividido em 13 capítulos, sobre cada um dos times visitados:

1. Espanyol e a maravilhosa minoria (Espanyol-ESP, de Barcelona)

2. Amor ao Rayo e ódio ao racismo (Rayo Vallecano-ESP, de Madrid)

3. O incrível fracasso do Munique 1860 (Munique 1860-ALE, de Munique)

4. Sangue pelo Union Berlin (Union Berlin-ALE, de Berlim)

5. St. Pauli: entre o ativismo e o futebol (St Pauli-ALE, de Hamburgo)

6. Fuck off, I’m Millwall (Millwall-ING, de Londres) 7. Ninguém odeia o Fulham (Fulham-ING, de Londres)

8. Queens Park e os Últimos Reis da Escócia (Queens Park-ESC, de Glasgow)

9. Não há futebol sem o Leyton Orient (Leyton Orient-ING, de Londres)

10. Somos Belenenses e só o Belenenses (Belenenses-POR, de Lisboa)

11. Red Star (Paris não é uma festa) (Red Star-FRA, de Paris)

12. Isso é Sparta! (Sparta-HOL, de Roterdã)

13. O grande Torino eterno (Torino-ITA, de Turim)

Author: viajanteboleiro

O futebol proporciona diversas boas histórias. Histórias que merecem ser vistas e conferidas de perto. Viagens que boleiros compartilham por ai

Leave a comment

Design a site like this with WordPress.com
Get started